Conte a sua história e converta em vendas
Contar histórias é mais do que uma arte, é estratégia. Você sabe como contar a sua?
Todos os dias muitas histórias acontecem ao redor do mundo e com certeza boa parte delas acontecem exatamente com você que está lendo este artigo. Desde a história mais extraordinária até a mais simples possuem potencial para surpreender se forem contadas com maestria e de modo que prenda a atenção.
No mercado atual, saber contar histórias coloca você a frente de qualquer concorrente. Afinal, do que adianta ter o melhor produto ou serviço e não ter o poder criar uma atmosfera sobre ele e transmiti-lá ao público.
Alguns meses atrás já conversamos por aqui sobre a importância do storytelling no marketing digital e como ele é essencial em cada etapa do funil de vendas, se tornando um grande responsável pela conversão. Mas hoje, focaremos em como fazer com que a sua história seja o fator decisor de uma compra.
Se você quer saber mais, continue a leitura.
Histórias que envolvem
Quando falamos sobre histórias que envolvem, estamos falando daquelas que conseguem trazer o sentimento de algo que ocorreu no passado diretamente para o presente, comovendo o público e os convencendo a fechar compra mediante estímulo emocional - considerando que narrativas emocionais influenciam na decisão final.
Acima de tudo, boas histórias conseguem gerar identificação e entusiasmo, o que engaja ainda mais. Imagine, você conta a sua vivência mais íntima de uma maneira que faz com que a pessoa do outro lado pense “uau, então eu também consigo”, logo, isso gera a euforia de que tudo é possível.
Isso encanta e fortalece o relacionamento com seu público-alvo, formando uma comunidade que compra a sua narrativa e vive a experiência que a sua marca tanto deseja compartilhar. Um bom exemplo disso é a Nike, que vende sua coragem e atitude através do slogan “Just Do It”, traduzido para o português - apenas faça. De forma simples, objetiva e potente, uma das maiores marcas de roupas e acessórios esportivos do mundo se posiciona com clareza e ainda assim consegue transmitir a sua força.
Então, lembre-se: objetividade e emoção são chaves essenciais para contar a sua experiência e torná-la um exemplo na vida de muitas pessoas. Afinal de contas, esse envolvimento torna o caminho mais descomplicado, tanto para você que vende como para quem compra.
Aplicando nas suas vendas
Agora chegou o momento de aplicar a narrativa storytelling nas suas vendas e para isso é preciso antes de tudo conhecer o público com o qual você está conversando. Falamos tanto sobre ser emocional, mas devemos lembrar - até que ponto? Pois cada público trabalha com um tipo de emoção diferente. Então, lembre-se de que não adianta focar em campanhas mais emotivas para personas sérias, ao contrário disso, pense em como emocioná-las sem necessariamente apresentar algo apelativo.
Toda história precisa de um vilão para causar o problema e de um herói para solucioná-lo, o mesmo ocorre com o storytelling. A narrativa deve sempre iniciar apontando uma dor, desejo ou aspiração do cliente, que por algum motivo não está sendo solucionada ou atendida, sendo representada como vilão. Em seguida surge o herói, aquele que irá ser o protagonista, ou seja, a solução.
Coloque isso em prática através do posicionamento da sua marca, desde vídeos corporativos até ao e-mail marketing, lembre-se que contar histórias envolve e coloca o lead ou cliente para dentro do universo da mesma.
Como o SellFlux pode ajudar?
O SellFlux é uma ferramenta valiosa para quem deseja utilizar o storytelling em suas estratégias de marketing. Ao automatizar tarefas, segmentar a audiência e analisar o desempenho, a plataforma também permite que você se concentre em criar histórias envolventes e personalizadas que conectam com seus leads e impulsionam vendas que os tornaram clientes.
Curtiu este conteúdo? Deixe seu feedback!
Quer impulsionar sua estratégia de marketing digital?
Explore as práticas recomendadas e revolucione sua abordagem de vendas. Com o SellFlux, transforme como você realiza vendas, aumentando sua receita e otimizando os resultados.