SellFlux - Guia para Edição de Reels para distribuição de conteúdo pago/orgânico

Se você quer criar conteúdo para plataformas como TikTok e Instagram, pros formatos de Stories e Reels principalmente, é necessário ter algumas estratégias em mente para atrair a maior quantidade de visualizações e ter uma maior taxa de conversão de seguidores.


Lembre-se dessas regras quando for gravar seu conteúdo:

  1. Projete seu vídeo para ter um formato específico

Cada mídia social suporta um formato diferente de vídeo. O TikTok e Stories e Reels do Instagram, por exemplo, utilizam o formato 1080x1920 (proporção 9:16), que é a resolução padrão de celular, mas o feed/página inicial do Instagram suporta o formato 1080x1350 (proporção 4:5), 1080x1080 (proporção 1:1) - todos na vertical - e 1080x566, (proporção 16:9) - sendo esse na horizontal.

Eu sempre recomendo criar os vídeos para dois formatos: 1080x1920 e 1080x1350, por acomodarem o maior número de plataformas.

Quando você quiser criar um vídeo vertical utilizando uma gravação horizontal, aumentar a escala diminuirá a qualidade do produto final. Portanto, para ocupar o espaço vazio não preenchido pelo vídeo, eu insiro uma camada degradê preta, para criar uma transição de um para outro.

0:00
/
A parte inferior está mais escura que a demais, para criar uma transição para o espaço preto do vídeo.

2. Grave com a duração adequada

Para chamar a atenção dos espectadores, mantenha os vídeos abaixo de 60 segundos. Se a duração ultrapassar desse tempo, os viewers irão se desinteressar e não irão assisti-lo; então, planeje seu vídeo para se ajustar a essas durações, garantindo que seu conteúdo seja cativante e direto ao ponto. Caso precise de mais tempo, divida-o ou destaque apenas os aspectos cruciais.

3. Faça uma introdução rápida ao assunto principal

Inicie seu vídeo com uma abertura cativante e rápida, capturando a curiosidade dos espectadores em questão de segundos. Insira headlines que resumam o conteúdo do vídeo ou que realizam uma pergunta que será respondida ao assisti-lo. Insira um fundo colorido por trás do texto, para conferir mais visibilidade à frase. Tente sempre usar cores neutras; apenas utilize cores chamativas para dar destaque a um pedaço da headline.

0:00
/
Essa headline engaja o espectador ao anunciar qual será o conteúdo do vídeo que eles irão assistir. Animações de aproximação e fade-out são utilizados no texto para deixá-lo mais fluido.
Nesse exemplo, uma das cores características da SellFlux está sendo utilizada para destacar as palavras mais importantes, enquanto que o resto da frase está com um fundo preto, padrão. As extremidades das cores são circulares para assemelhar uma caixa de texto padrão do Instagram.

4. Insira elementos visuais que capturam a atenção do viewer

Use texto explicativo e setas para enfatizar pontos-chave, garantindo que seus espectadores não se desinteressem facilmente pelo conteúdo. Utilize animações ou inserções nos vídeos para exemplificar o que está sendo falado. Quando há uma mudança de inserção ou um corte muito brusco, utilize transições leves para suavizar a visualização do vídeo.

0:00
/
Exemplo de uma transição entre cortes bruscos.
0:00
/
Exemplo de uma transição para uma inserção/animação.

5. Motive os viewers com Call to Actions (Chamadas para Ação)

CTAs são apelos que você faz aos espectadores a realizar uma ação. Então, finalize seu tutorial com uma chamada para ação persuasiva. Incentive-os a agirem, seja curtindo, comentando, compartilhando, seguindo seu perfil ou seguindo um link relevante.

6. Tome precauções para que o áudio seja de qualidade

Regule seu microfone para produzir uma qualidade de áudio boa, sem ruídos ou chiados que atrapalhe a fala. Grave em um ambiente com isolamento acústico para evitar eco e reverb na voz, economizando tempo na edição de áudio. Caso for inserir uma música, cuide para que sua voz seja fácil de compreender e não seja abafada pelo volume da trilha sonora.

7. Utilize ferramentas de edição profissional

Aprimore a estética visual. Utilize ferramentas profissionais como Premiere Pro para tornar seu vídeo mais visualmente atraente e profissional. Caso seja muito complexo, há outras opções como CapCut, que você pode usar para editar seu vídeo. Adicione transições suaves, textos legíveis e elementos visuais que aprimorem sua mensagem e deixam-na dinâmica. Algumas técnicas que você pode utilizar e que não distraem do conteúdo do vídeo são adicionar um leve zoom no rosto do apresentador (5% a 10%) ou dar um desfoque na tela, inserindo um texto citando o que o interlocutor está falando; ambas são técnicas para conferir ênfase a um momento específico do vídeo.

0:00
/
Fundo se mantém desfocado e com baixa iluminação/exposição para conferir destaque ao texto. Animações são utilizadas nesse trecho para tornar o vídeo mais dinâmico.
Caso for usar essas técnicas, não faça esses efeitos pendurarem por mais que 5 segundos.

8. Tenha um roteiro ou anotações prontas

A organização é a chave. Tenha um roteiro ou anotações detalhadas para orientar sua narração e manter um fluxo de informações sem problemas durante a gravação.

Quanto menor o número de equívocos ou regravações que você precisar fazer na hora de gravar, menor será o tempo gasto na edição.

9. Estabeleça uma identidade visual e branding único da sua marca

Edite de forma que estabeleça e mantenha uma consistência com a identidade visual. Insira cores, fontes e um estilo visual que se alinham à sua marca e geram um reconhecimento instantâneo pelo viewer. Recomendo, a partir dos 5 segundos ou mais, colocar sua marca em um dos cantos do vídeo, dessa forma:

Logo da SellFlux, ocupando o canto esquerdo do vídeo.
Não insira antes dos 5 segundos, pois há uma chance do viewer pensar que o vídeo é um anúncio e se desinteressar. Além disso, a resolução dos Reels do Instagram se adaptam ao tamanho do celular do usuário, significando que os cantos do seu vídeo talvez sejam cortados quando visualizados por dispositivos móveis. Tenha isso em mente quando for inserir sua marca.

No final do vídeo, você pode inserir uma animação de encerramento que contenha uma logo sua, melhorando o profissionalismo do seu vídeo e criando uma associação à sua marca.

0:00
/
Encerramento dos vídeos do SellFlux. Há uma transição de fade to black logo antes da animação tocar.

10. Legende seu vídeo para que o viewer entenda melhor a sua fala

Complemente seu vídeo com uma legenda que faça os espectadores acompanharem o fluxo de sua fala com mais clareza. Utilize legendas dinâmicas, que destacam as palavras do locutor conforme são faladas. Plugins, como o SubMachine, facilitam esse processo exponencialmente.

0:00
/
Semelhante às headlines, utilize cores associadas a sua marca para destacar as palavras.

Quando há um elemento ou cor muito clara que atrapalha a visibilidade das legendas, eu insiro a mesma camada degradê preta que mencionei em "1. Projete seu vídeo para ter um formato específico".

Se você for exportá-lo para o TikTok e os Stories do Instagram, tenha em mente que parte do vídeo será obscurecida pelo layout da plataforma e, no caso dos Reels, a parte direita será ocupada pela opção de “dar like”, “escrever comentários” e mais. Então, insira sua legenda acima dos 1210 pixels e alinhada ao centro da tela.

Parte inferior dos Reels é ocupada por informações da conta e o canto direito é ocupado por opções de engajamento com os viewers.

Para me auxiliar nas edições, eu utilizo réguas no Premiere Pro para estabelecer onde estão os limites de corte das plataformas.

As linhas azuis são os espaços do vídeo que sofrem corte nos dispositivos móveis.

11. Crie engajamento nos comentários pós-postagem

Esteja preparado para interagir com comentários e mensagens diretas. Engajamento ativo com sua audiência constrói um senso de comunidade, proporcionando um espaço para perguntas, discussões e conexões genuínas.


IMPORTANTE!

Na hora de exportar  seu vídeo pós-edição, essas são as configurações que você deve seguir:

  1. Taxa de Quadros (FPS): A taxa de quadros padrão é 30 FPS (quadros por segundo), mas você também pode usar 24 FPS, para um visual mais cinematográfico, ou 60 FPS, para seu vídeo se tornar mais fluido.
  2. Codec de Vídeo: O formato mais comum é o H.264 ou H.265 (HEVC) para vídeos em alta qualidade e eficiência de tamanho de arquivo.
  3. Taxa de Bits (Bitrate): Mantenha um equilíbrio entre qualidade de vídeo e tamanho de arquivo. Uma taxa de bits mais alta geralmente resulta em melhor qualidade, mas também aumenta o tamanho do arquivo. Eu recomendo utilizar a opção “VBR, 2 pass” quando vou exportar meus vídeos, com o mínimo de bits em 12 e o máximo em 50 bits.
  4. Áudio: Use codecs de áudio comuns, como AAC, para garantir que o áudio seja reproduzido corretamente.
Lembre-se de que as especificidades técnicas podem variar dependendo do software de edição que você está usando. Antes de exportar o vídeo final, é uma boa prática assistir ao vídeo exportado para garantir que ele esteja de acordo com suas expectativas visuais e de qualidade.

Pronto! Agora você está preparado para criar conteúdo para as diversas plataformas e redes sociais. Comece hoje mesmo a acumular seguidores!

Curtiu este conteúdo? Deixe seu Feedback!

Quer dar o primeiro passo no mundo das automatizações?

Já conhece o SellFlux? Descubra como essa plataforma poderosa pode proteger suas fronteiras. Pronto para levar seu negócio para o próximo nível? Assine o SellFlux hoje mesmo e transforme sua estratégia de vendas!