Como Rastrear os Eventos do Tráfego Pago Através de UTM's
Aprender a rastrear suas campanhas de tráfego com precisão pode ser o divisor de águas na otimização do retorno sobre investimento (ROI).
Exploraremos como você pode utilizar as UTM's para monitorar o tráfego, identificar as fontes de aquisição de clientes mais rentáveis e ajustar suas estratégias para maximizar resultados.
Prepare-se para um passo a passo detalhado e uma tomada de decisão baseada em dados concretos.
Clique para ver o nosso tutorial sobre, Como Rastrear os Eventos do Tráfego Pago Através de UTM's!
O que são UTM's?
Primeiramente, antes de configurar as UTM's, devemos entender que UTM's são parâmetros que vão adicionados à URL, que nos permitem identificar a fonte exata do tráfego, logo, não pode haver espaços e eles devem seguir uma sintaxe para serem lidos corretamente pelos navegadores (Google Chrome, Mozilla Firefox...) e tenham funcionalidade.
Em segundo lugar, é de extrema importância que você tenha uma planilha ou um documento onde você possa salvar essas UTM's para copiar e colar nas suas campanhas e evitar erros de digitação quando for configurá-las.
Dito isso, vamos aplicá-las de fato em uma estrutura simples de páginas de captura e quatro fontes de tráfego:
Linkedin Ads
Facebook Ads
Google Ads
TikTok Ads
Conforme a imagem abaixo:
Criação das UTM’s
1 - Clique no link do teste A/B desejado, em seguida no botão UTM:
2 - Na janela que vai abrir é possível incluir os seus parâmetros de UTM's conforme a sua organização.
Como no exemplo a baixo:
utm_source é a origem do tráfego, nesse caso, o facebook-ads.
utm_medium é a meta de conversão pela qual a campanha está rodando. Nesse caso o custo por aquisição. Em cpa, você pode colocar inclusive o público para qual está anunciando, por exemplo: cpa-público-de-envolvimento.
utm_campaign é a campanha em si, nesse caso uma campanha de vendas para público quente.
utm_content é o conteúdo, ou o anúncio em si, aqui você pode escrever o nome do anúncio, criativo, imagem, página… Nesse caso anuncio1.
3 - Ao clicar no botão salvar, você verá que a QUERY do link (parte final do link) vai estar bem maior e cheia de parâmetros, os mesmos que acabamos de definir.
Pode copiar o link com todos esses parâmetros e usar nas suas fontes de tráfego:
Análise das UTM’s
1 - Para analisar um relatório de todas as UTM’s que você configurou vá até o menu lateral direito do SellFlux, clique em Relatórios e selecione Acessos das Páginas.
Nesta aba, clique no botão localizado no canto superior direito escrito EXPORTAR UTM’s
2 - Pronto, agora é só escolher o formato da sua preferência, .csv ou .xlsx e abrir no seu Excel ou Google Sheets para aplicar filtros, classificar e analisar o seu tráfego de uma forma muito mais assertiva.
🔴 OBS: Nesta janela é possível analisar os acessos e os cadastros de leads de forma temporal. E, através do gráfico direito, os acessos por gráfico de dispositivos.
Curtiu este conteúdo? Deixe seu Feedback!
Maximize o Rastreamento do Tráfego Pago com UTM's!
Descubra como rastrear eventos de Tráfego Pago usando UTM's para obter insights valiosos e tomar decisões baseadas em dados.
Acesse https://sellflux.com e transforme seus cliques em conversões efetivas. Inicie agora sua jornada rumo ao sucesso em marketing digital!